Tutorial: Criando um app HTML5 de um projeto iOS* nativo usando a Intel® HTML5 App Porter Tool

Publicado em 04/04/2013 às 10:26 | 15042 leituras

Aprenda a portar um aplicativo nativo do iOS para HTML5!


Versão para impressão Enviar por email









Introdução


A principal meta deste tutorial é te ajudar a utilizar a Intel® HTML5 App Porter Tool – BETA para portar um app nativo do iOS* para HTML5. A Intel® HTML5 App Porter Tool – BETA irá gerar um código limpo e fácil de ser lido, mantendo o código gerado automaticamente o mais próximo possível do código original.


Objetivos


Com este documento você irá:



  • Aprender a configurar a ferramenta para obter os melhores resultados possíveis

  • Entender o feedback fornecido pela ferramenta

  • Aprender como finalizar o processo de tradução completando as partes do código que não puderam ser traduziadas pela ferramenta


 


Tutorial de Exemplo - “Balloon Ninja”


Balloon Ninja é um mini game onde você ganha pontos estourando balões. Quanto mais balões você estoura em um minuto, mais pontos você faz. Ele usa o JSONKit como API de terceiros para persistência. Ele também usa a NSFoundation, UIKit e a Audio Toolbox como API nativa. Para este tutorial, a Intel® HTML5 App Porter Tool – BETA terá uma taxa de tradução de API de aproximadamente 80%, tendo em vista que as funcionalidades mais comuns da NSFoundation e do UIKit são suportadas.


Veja abaixo uma screenshot do app original sendo executada no simulador do iOS*.



Do iOS* para o HTML5 em apenas 6 passos


Esta seção mostra os diferentes passos que você deve seguir com sucesso para executar a Intel® HTML5 App Porter Tool – BETA, finalizando o processo de port e obtendo uma versão traduzida em HTML5 da app de exemplo.


Passo 1 - Configurando o path do projeto e da saída


Selecione o projeto a ser traduzido, neste caso o Balloon Ninja, e o path de destino. Para o path de origem, selecione o diretório .xcodeproj, em caso contrário você terá uma mensagem de erro dizendo “This is not a valid Xcode* Project”Por favor, se certifique de ter direito de escrita em ambos os diretorios, de origem e destino.



Passo 2 - Selecionando os módulos que serão processados


Neste passo, desmarque o arquivo JSONKit.m para exclui-lo do processo de tradução. Como o JavaScript possui suporte nativo ao JSON, a melhor abordagem aqui é não traduzir esta biblioteca junto com o código, mas reescrever para fazer o gerenciamento JSON usando o suporte do JavaScript.


Nota: Selecionar com cuidado as classes para a tradução é um passo fundamental. Como critério geral, você deve evitar traduzir qualquer módulo do aplicativo original que implemente uma funcionalidade que já é suportada pelo JavaScript. Adicionalmente, você também pode evitar traduzir módulos que são implementados usando funcionalidades de baixo nível do C ou do Objective-C* que podem ser traduzidas para o JavaScript de forma não natural.



O checkbox na parte de baixo da tela acima te permite adicionar diretórios de include ou diretivas de compilação que estejam faltando, se necessário.


Neste caso, nenhuma configuração adicional é necessária tendo em vista que os fontes do JSONKit já estão incluidos como parte do projeto. Entretanto, se o processo de parsing falhar, é aqui onde você poderia adicionar qualquer cabeçalho de API ou framework que não foram incluidos no projeto. Estes erros podem ser causados por uma biblioteca de terceitos de fora do projeto ou por uma diretriz de pré-processamento que esteja faltando, como definições de pré-processamento para DEBUG ou RELEASE, ou qualquer #define que deve ser ajustado manualmente.


Passo 3 - Parsing dos módulos


Durante este passo, a Intel® HTML5 App Porter Tool – BETA tenta fazer o parse do projeto e determinar a parte do código que pode ser traduzida. Se a ferramenta não for capaz de fazer o parse de um arquivo, ela te permite corrigir os problemas editando os arquivos que não puderam fazer o parse corretamente, como mostrado nas imagens abaixo. Você também pode optar para ignorar (ex. pular) os arquivos que não puderam ter o parsing realizado. Depois de editar ou ignorar estes arquivos, você pode continuar para o Passo 4. Caso você não encontre nenhum problema no parsing, você verá a sequencia de telas abaixo.


 

 

 


Passo 4 - Selecionar os métodos que serão traduzidos


Finalmente, depois que o projeto todo tiver passado pelo parsing e pela análise, o resultado é apresentado em um relatório simples. Você poderá decidir quais métodos serão traduzidos baseado na cobertura da API apresentada nas colunas da direita.


Desmarque a interface LeaderboardManager pois a serialização JSON será refeita diretamente em JavaScript.


 


Passo 5 - Lendo os resultados


Depois que a tradução estiver completa, é altamente recomendado que você veja o "Translation Report" e o "ToDo Report" disponíveis na tela final e também localizados no diretório TranslationReports da aplicação traduzida. O primeiro mostra detalhes da tradução propriamente dita, como o mapeamento entre os arquivos .m e .js. O segundo fornece uma lista de arquivos que representam os templates de declaração das APIs que não foram mapeadas para código HTML5 equivalente. Este relatório deve te orientar sobre o que você precisa completar para obter uma versão funcional do seu app em HTML5.


 

 

 


Confira o restante do tutorial no site da Intel Software.


Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 591621 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 509116 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 484199 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 353963 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 301145 leituras

  1. Mozila anuncia novo benchmark para o Firefox

    Publicado em 17/09/2010 às 17:01 | 11827 leituras

  1. IDC: Servidores Linux são foco de investimentos

    Publicado em 28/02/2008 às 10:38 | 16008 leituras

  1. Brasil supera média mundial na adoção de cloud computing e virtualização

    Publicado em 10/12/2010 às 11:05 | 12544 leituras

  1. Azure agora tem infraestrutura no Brasil

    Publicado em 09/06/2014 às 8:27 | 9396 leituras

  1. Google Instant chegará em breve também ao iPhone

    Publicado em 18/10/2010 às 20:08 | 11250 leituras

whitepapers

mais whitepapers