Google retira seu DNS do Brasil por conta da nova lei de privacidade

Publicado em 31/10/2013 às 9:44 | 24046 leituras

O Google está tomando uma abordagem de "esperar para ver" para determinar como será disposta legalmente sua prestação de serviços de DNS no Brasil. O resultado imediato e que começamos a ver é o retorno da baixa latência e caches locais para o seu serviço de DNS disponível gratuitamente.


Versão para impressão Enviar por email


Em resposta às recentes acusações de espionagem da NSA , o Brasil está implementando uma nova lei que obriga empresas de Internet como o Google a armazenar dados sobre os usuários brasileiros dentro de datacenters no Brasil, onde estará sujeito às leis de privacidade locais. A legislação proposta poderá ser assinada em breve. No entanto, o serviço de DNS do Google começou a deixar o país em 12 de setembro, o dia em que a presidente Dilma Rousseff anunciou a sua intenção de exigir o armazenamento local de dados de usuários. 









O Brasil é a maior economia da América Latina e uma das Internets internas de crescimento mais rápido no mundo. Se empresas como o Google decidirem que têm de parar de fornecer serviços locais em um mercado tão significativo devido a novas restrições em suas operações no país, os usuários brasileiros de Internet e provedores de conteúdo multinacionais poderiam finalmente sofrer como resultado da nova legislação. Em todo caso, o Google está tomando uma abordagem de "esperar para ver" para determinar como será disposta legalmente sua prestação de serviços no Brasil. O resultado imediato e que começamos a ver é o retorno da baixa latência e caches locais para o seu serviço de DNS disponível gratuitamente. Internet-Growth-México-vs-Brasil

Google DNS no Brasil


Como a maioria dos leitores sabem, quando você acessa qualquer recurso na Internet pelo nome (por exemplo, www.google.com), o computador deve primeiro converter este nome em um endereço IP (por exemplo, 74.125.131.99), que então usa para ter acesso ao recurso solicitado. Este processo de conversão, chamado de DNS, ou Domain Name System, é normalmente transparente para os usuários do provedor de serviços de Internet. Desde dezembro de 2009, o Google ofereceu a sua própria versão deste serviço gratuitamente ao público, chamado de Google Public DNS, nos endereços IP conhecidos 8.8.8.8 e 8.8.4.4.


Embora o Google DNS forneça um benefício público para muitos, todos os serviços "gratuitos", em última análise, têm de ser pagos de alguma forma. Ao ganhar visibilidade para o uso da Internet de seus usuários, o Google podia usar esses dados para melhorar seus aplicativos comerciais, tais como a exibição de anúncios. São estes dados de usuário que, presumivelmente, fazem Google Public DNS sujeito às leis de privacidade mais rigorosas propostas pela presidente Dilma Rousseff.


No entanto, ninguém é obrigado a usar o Google DNS. Como observamos, a maioria dos ISPs (e empresas) oferecem os seus próprios serviços de DNS para seus usuários. Para aqueles que não o fazem, ou para aqueles usuários que preferem usar o serviço de terceiros, o Google DNS é um dos vários serviços de DNS públicos abertos. (Dyn e OpenDNS oferecem outros dois.) No Brasil, ISPs menores costumam usar o Google DNS de São Paulo, como parte dos seus serviços.


No mês passado, o Google DNS para a América Latina tinha parado de responder na região de São Paulo e passou a encaminhar consultas DNS de volta para os EUA para resolução. Ninguém do Google quis comentar o caso. Ao mover a resolução de DNS para fora do Brasil e de volta para os Estados Unidos, o Google DNS agora opera fora da jurisdição brasileira. Ele ainda funciona muito bem para os usuários latino-americanos, com a diferença de que é muito mais lentamente.


Abaixo estão os gráficos das latências medidos para vários locais ao redor da América Latina ao longo de 2013. A latência saltou abruptamente quando as consultas DNS começaram a ser devolvidos para os EUA, em vez de serem tratadas em São Paulo (outro endereço conhecido do Google DNS IP 216.239.32.10, também foi transferido de volta para os EUA em 16 de setembro).









8.8.4.4 8.8.8.8

Depois que outros países da região confirmaram a mudança no serviço de DNS do Google na lista de e-mail LACNOG, um participante perguntou"Hay gente de Google en la Lista. Podrían aclararnos un poco la razón" (Há pessoas do Google nesta lista. Poderiam esclarecer o motivo [para a mudança]?). Não houve resposta.


Google divulgou a mudança no dia 24 de setembro, mas não revelou a causa:



Atualmente as consultas ao Google DNS do Brasil (e talvez em outros países da América do Sul também) são manipulados por resolvedores nos Estados Unidos. Conseqüentemente, você pode experimentar mais latência do que antes. Lamentamos sobre este transtorno e estamos trabalhando para reiniciar resolvedores no Brasil em um futuro próximo.



Quando perguntado por email ao Google, se esta era uma questão técnica ou uma decisão política, minha mensagem foi encaminhada ao escritório de relações públicas do Google.


Conclusão


Parece apenas prudente que, ao ouvir sobre a nova lei de privacidade no Brasil, o Google iria começar o processo de interromper seus serviços no país, enquanto se aguarda a revisão da legislação final pelos advogados da empresa. Essa revisão pode decidir como o Google pode reiniciar os serviços locais no Brasil, como o Google DNS.


Alternativamente, se o Google deixar o Brasil como fizeram na China, poderiam optar por fazer seus investimentos em infraestrutura local em outro país (México? Colômbia?), com onde as leis de privacidade sejam mais do seu agrado. Além disso, este desenvolvimento pode estimular a concorrência local no Google, talvez com o incentivo do governo, como vimos com a chinesa Baidu e da Rússia, Yandex. Isso não seria necessariamente uma coisa ruim para o Brasil e na região como um todo, a longo prazo.


Via Renesys, em inglês

Comentários


Outras notícias

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 587980 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 505529 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 479066 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 350073 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 298404 leituras

  1. Firefox ganha plugin para garantir uso de criptografia

    Publicado em 21/06/2010 às 13:18 | 12538 leituras

  1. IBM publica artigo sobre migração de aplicativos Linux de x86 para Power Systems

    Publicado em 14/04/2015 às 13:13 | 61093 leituras

  1. MEC confirma vazamento de dados de inscritos no site do Enem

    Publicado em 05/08/2010 às 12:58 | 10860 leituras

  1. Asus publica SDK para o EeePC

    Publicado em 28/03/2008 às 10:47 | 14981 leituras

  1. Google pede patente de tatuagem que funciona como microfone

    Publicado em 14/11/2013 às 13:40 | 10260 leituras

whitepapers

mais whitepapers